sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como se forma um preço em Timor Leste... :-)

Café "X", na "baixa" de Dili. De um dia para o outro o preço do café "expresso", a tradicionalíssima "bica" portuguesa, passou de 1 USD para 1,50 USD. 50% de aumento! Porquê? Mistério, tanto mais que os preços do café o mercado internacional não estão em alta. Pelo contrário. Será "culpa" do aumento da electricidade? :-)
Será culpa de os donos acharem que é mais fácil lidar com moedas de 50 centavos do que com moedas de 10 ou, mesmo, de 25 centavos? E não há uma autoridade qualquer que se debruce sobre o assunto?
O que vale é que a "bica" daquele café não faz parte do cabaz de compras para determinação do Índice de Preços no Consumidor e da taxa de inflação.
Num ambiente em que os clientes "comem e calam", situações destas são fáceis de acontecer. Mas não deviam!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Professor, quando o euro fez com que o escudo que se pagava pela famosa bica era de 50 centavos a coisa, na mudança, passou muito simplesmente para os mesmos 50... mas cêntimos de euro. Aí foram apenas 100% de aumento e também aí o café no mercado internacional, estava estável. Parece-me que toda a gente passou a pagar a quantia e já lá vai tempo.

Anónimo disse...

Tou de acordo consigo professor, o meu Pais e mesmo assim, quanto a economia, particulaermente nos precos, e como diz "Paga e Cala".
Qual e as solucao para este fenomeno economico, se ha alguma saida para isto?
Obg