segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Taxa homóloga de inflação (Dili) em Setembro/10: 7,4%

Segundo o Índice de Preços no Consumidor (IPC) recentemente divulgado pela Direcção Nacional de Estatísticas do Ministério das Finanças a taxa de inflação de Setembro passado sobre Setembro do ano anterior foi de 7,4% na cidade de Dili.
Admite-se que, a manter-se no último trimestre de 2010 o ritmo de variação mensal dos preços registado ultimamente, a taxa homóloga de Dezembro (correspondente, grosso modo, à taxa de inflação de 2010) poderá vir a situar-se nos cerca de 6,6%. Se, como sucede por vezes no último trimestre do ano devido a queda da produção agrícola no início da época das chuvas e ao maior consumo no período de Natal, aquele ritmo mensal de variação dos preços aumentar um pouco é possível que a taxa de inflação anual venha a ficar perto dos 7%.
Para a subida da taxa de inflação terá contribuído, nomeadamente, o quase desaparecimento do mercado do "arroz do MTCI", subsidiado, sendo substituido por arroz importado comercialmente. Por exemplo, a taxa homóloga de inflação dos "cereais, raízes e seus produtos" --- onde se inclui o arroz e que representa 13,1% do cabaz do IPC --- foi, nos meses de Junho a Setembro, respectivamente de 14,1%, 16%, 11,1% e 11,3%.


Recorde-se mais uma vez que o IPC se baseia num cabaz de compras estabelecido em 2001, o qual se acredita estar algo desactualizado, sendo possível que os valores do IPC não retratem com rigor a variação dos preços que se verifica actualmente. A ser assim, é possível que a taxa de inflação "verdadeira" seja (ligeiramente?) superior à medida pelo IPC com base em Dezº/2001.

Sem comentários: