quinta-feira, 3 de junho de 2010

Evolução dos preços entre Janeiro de 2009 e Março de 2010

Segundo dados relativos ao IPC-Índice de Preços no Consumidor disponibilizados pela Direcção Nacional de Estatística, este evoluíu como no gráfico abaixo no período em referência.

Como se pode verificar, o IPC geral mas sem a habitação (linha vermelha ao meio) foi muito estável ao longo do ano de 2009 --- o que representa uma taxa de inflação de quase 0% ---, tendo conhecido uma nítida subida no primeiro trimestre de 2010.
Para a judar a compreender as causas de tal subida traçámos igualmente as linhas representativas da evolução dos agregados e dos tipos de produtos que mais pesam na estutura do consumo dos timorenses de acordo com o IPC.
Assim, no gráfico figuram também as linhas representativas da evolução do índice de preços do conjunto dos bens de alimentação (56,7% do total das despesas familiares) e de alguns dos tipos desta (cereais --- em que se destaca o arroz ---, carne e vegetais; 26,3% no total).
A subida verificada no início deste ano deve-se, aparentemente, à evolução do preço da carne, que terá subido quase 25% entre Novembro e Janeiro passados.
Também a subida do preço dos cereais contribuíu para o acelerar da taxa de inflação.
Note-se que, a acreditar nestes valores do IPC, a taxa de inflação homóloga em 2009 --- Dezembro de 2009 relativamente a Dezembro de 2008 --- foi negativa em 1%. Entretanto e devido ao comporamento dos preços já referido a taxa de inflação entre Março de 2009 e Março deste ano "saltou" para os 5,5%, com uma subida de 6,4% no primeiro trimestre deste ano.

Sem comentários: