domingo, 24 de janeiro de 2010

Brincadeirinha com alguns números...

Uma das ligações mais conhecidas entre variáveis económicas e que serve de base a algumas interpretações sobre o funcionamento da economia e sobre a política económica é a relação entre as variações da massa monetária (grosso modo, o dinheiro disponível na economia) e a taxa de inflação.
Diz a teoria que há uma tendência a que a taxa de inflação seja mais elevada quando há mais dinheiro em circulação --- ou, melhor, quando se aumenta mais a oferta de moeda.
Isto é, haverá uma correlação positiva entre a taxa de inflação e a taxa de variação da moeda. Note-se que isto tem uma certa lógica: se se coloca mais dinheiro nas mãos dos consumidores E SE NÃO HOUVER UM AUMENTO CONCOMITANTE DA OFERTA DE PRODUTOS é "natural" que a maior quantidade de dinheiro disponível faça com que o preço de cada produto seja mais elevado. Isto é, que haja inflação.
No gráfico abaixo representámos a evolução da taxa de variação da "massa monetária" tal como identificada nas estatísticas monetárias publicadas pela ABP e a taxa mensal de inflação calculada pela Direcção Nacional de Estatística a partir do Índice de Preços no Consudimor (em Dili).


Como se pode verificar, há uma grande instabilidade da taxa de variação da massa monetária e uma muito menor instabilidade da taxa mensal de inflação, o que dá uma primeira informação (visual) sobre a reduzida relação, no caso de Timor Leste, entre as duas variáveis.
Mas há um conceito de estatística que nos pode ajudar aqui: o de "coeficiente de correlação":
"O coeficiente de correlação de Pearson é uma medida do grau de relação linear entre duas variáveis quantitativas. Este coeficiente varia entre os valores -1 e 1. O valor 0 (zero) significa que não há relação linear, o valor 1 indica uma relação linear perfeita e o valor -1 também indica uma relação linear perfeita mas inversa, ou seja quando uma das variáveis aumenta a outra diminui. Quanto mais próximo estiver de 1 ou -1, mais forte é a associação linear entre as duas variáveis" [e quanto mais perto de zero estiverem mais 'independentes' elas são uma da outra - AS]
No caso de Timor Leste. o coeficiente de correlação entre a taxa de variação da massa monetária e a taxa de inflação (ambas mensais) nos 7 anos compreendidos entre Julho de 2002 e Julho de 2009 é de 0,059.
Este valor, por ser positivo, confirma a teoria de que ambas as taxas variam no mesmo sentido. Porém, o seu (muitíssimo) baixo valor absoluto diz-nos que a relação entre uma e outra das variáveis é quase inexistente.
Ainda que das correlações não se devam retirar, normalmente, nexos de causalidade --- do tipo "o comportamento de uma das variáveis é causa do comportamento da outra" --- a verdade é que parece demonstrado que a variação da massa monetária quase não influencia os preços em Timor Leste.
As causas da taxa de inflação no país têm, pois, de ser procuradas noutros "locais". Nomeadamente no comportamento dos preços de importação e da sua repercussão no conjunto da economia. Mas não só.

Sem comentários: