quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Timor Leste: taxas de inflação em Setembro de 2015

Segundo as informações divulgadas pela Direcção Geral de Estatísticas, a taxa de inflação homóloga (Set14 a Set15) no país foi de 0,5%.
Utilizando os dados da mesma fonte foi possível calcular também a taxa média anual de inflação, isto é, a variação da média dos números Índices de Preços entre Outubro de 2013 e Setembro de 2014, por um lado, e a mesma média para o período de Outubro/14 até Setembro/15. Tal taxa foi de 0,6%/ano, o que faz supor que a taxa de todo o ano de 2015 dificilmente atingirá 1%, devendo, provavelmente, situar-se nos 0,6-0,7%.

Note-se que estas baixas taxas de inflação podem sempre ser lidas como no caso do copo meio cheio ou meio vazio... De facto, se por um lado são um bom indicador porque representam uma relativa estabilidade dos preços para os consumidores e, mesmo, um período em que o "cálculo económico" é mais fácil por haver essa mesma estabilidade/certeza em vez de instabilidade/incerteza (sempre má conselheira para os agentes económicos...), também pode ser vista como um sinal de alguma estagnação da economia, traduzida numa (eventual) lentidão do ritmo de crescimento económico. Seriam necessários mais indicadores para saber se este abrandamento do ritmo de crescimento se confirma ou não.

Sem comentários: