segunda-feira, 11 de março de 2013

Mais sobre o porto de Tibar

Na semana passada decorreu em Dili uma conferência para atrair investidores estrangeiros para duas "Parcerias Público-Privadas" que o Governo de Timor Leste pretende implementar. É do documento de suporte da apresentação sobre o porto de Tibar que se retirou a foto abaixo sobre o que, em princípio, será o local de implantação do porto. A azul o complexo de bancos de coral da zona.



Na foto abaixo, por mim tirada de avião em 3SET12, vê-se ao fundo a zona a usar para o porto, a maior parte um extenso mangal que terá, naturalmente, de ser aterrado. Assim como aterrado parece que será parte da barreira de coral contígua ao mangal até que se chegue ao "buraco negro", de maior profundidade, no meio da baía, o qual será usado para as manobras dos navios. O pior vai ser chegar lá... Provavelmente terá de ser aberto um "corredor" no meio dos bancos de coral. E lá se vai mais um bocado dele e da vida marinha que dele depende.
As manchas mais brancas à esquerda da foto são as "piscinas de aquacultura" instaladas junto à estrada que passa pela "aldeia de pescadores" e "termina" no entroncamento entre as estradas para Ermera e para Tibar e o ocidente do país.

 
Foto aérea (minha) em 1DEZ07
do local proposto para implantação do porto

O projecto vem identificado como sendo da HPC-Hamburg Port Consulting, GmbH.
A sua "comercialização" está a ser apoiada pela IFC-International Financial Corporation, a componente virada para o apoio ao sector privado bo Banco Mundial.

2 comentários:

Anónimo disse...

A resposta esta no registo de terras e propriedades.

Unknown disse...

Onde posso encontrar o texto em português do concurso (caderno de encargos) de concessao de construção e exploração do porto de Tibar (Tibar Bay Project) ? Muito grato por qualquer informação ou ajuda.