domingo, 6 de março de 2011

A inflação, o arroz, os combustíveis...

Na "entrada" anterior constatámos que a taxa de inflação em Timor Leste (taxa média anual) passou de 6,5% em Dezembro/10 para 7,2% em Janeiro/11. Esta subida está relacionada, nomeadamente, com a subida do preço do arroz.
No gráfico abaixo pode ver-se a evolução (em índice, com Fev2008=100) do preço do arroz em Timor Leste (não esquecer que na maior parte do período o arroz "do governo" foi dominante no mercado, "expulsando" deste as importações comerciais). No gráfico pode ainda ver-se a evolução (em índice), no mesmo período, do preço, no consumidor, do arroz na China, no Bangladesh e na vizinha Indonésia. Neste momento, a evolução do preço em Timor é semelhante à da Indonésia: tal como neste país, custa actualmente quase 1,5 vezes mais que em Fev2008.


Face aos recentes (significativos) aumentos do preço dos combustíveis, não será de admirar que em Fevereiro e Março se venham a sentir taxas de inflação ainda superiores. Note-se que até é provável que a taxa venha a estar (como já está...) um pouco "desvalorizada" já que se continua a utilizar como base do cálculo do IPC a estrutura do consumo em Dez2001, em que o peso dos combustíveis é, acreditamos, muito mais baixo (pouco mais de 1% do orçamento familiar) do que a realidade actual, em que a disseminação de automóveis e motos faz antever uma subida (importante?) do peso dos combustíveis na estrutura do consumo das famílias de Dili.

1 comentário:

Noons disse...

Qual é a taxa de inflação considerada ideal para Timor nesta conjuntura, professor?
Aqui na Australia o RBA tem uma meta de 2-3% de inflação, mas claro, são condições e mercados completamente diferentes.