sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Fundo Petrolífero de Timor Leste no contexto dos outros "fundos soberanos"

O Fundo Petrolífero de Timor Leste é um dos "fundos soberanos" que existem hoje em dia.
Tendo o primeiro surgido em 1953 (Kuwait), estes Fundos são, como os define o Sovereign Wealth Fund Institute, "um fundo de investimentos detido por um Estado e composto por activos [essencialmente financeiros] tais como acções, obrigações, imóveis ou outros instrumentos financeiros", muitos deles titulados em divisas estrangeiras.
O maior fundo soberano é o da Abu Dhabi Investment Authority, criado em 1976 e, tal como no caso de Timor Leste, alimentado principalmente pelas receitas petrolíferas do país. Este fundo valia em Outubro passado 627 mil milhões de USD (dólares americanos), bem mais que os 445 do segundo "classificado", o Fundo de Pensões da Noruega, em que se inspirou o Fundo Petrolífero de Timor Leste.
Este último tinha, no momento da comparação, um capital acumulado de 4,2 mil milhões de USD, uns "meros" 0,7% do fundo do Abu Dhabi, que o colocavam em 39º lugar no contexto dos 51 fundos soberanos existentes a nível mundial.
Um dos aspectos mais importantes e enfatizados nas análises dos fundos soberanos é o da transparência com que são geridos, nomeadamente o nível e o tipo de informação sobre as suas actividades que divulgam regularmente.
Conjugando vários critérios de análise, um dos rankings mais conhecidos dos fundos soberanos é o resultante do Índice Linaburg-Maduell de Transparência.
O quadro abaixo lista os melhores classificados dos fundos analisados. O índice é decrescente, com 10 representando a cotação máxima (máxima transparência) e 1 a cotação mínima (gestão de contornos pouco divulgados publicamente).
Como se pode verificar, o fundo de Timor Leste regista uma honrosa pontuação de 6 valores, juntamente com, entre outros, a Government of Singapore Investment Corporation.

Um outro índice de transparência é o do Peterson Institute, tal como divulgado no ano passado, em que o Fundo Petrolífero de Timor Leste aparece num honroso 5º lugar (80 pontos em 100 possíveis) depois de 3 fundos americanos (o primeiro é o do Alaska, no topo da classificação com 94 pontos) e do fundo de pensões da Noruega, que ocupa a segunda posição (92 pontos).
Comentários para quê?

Sem comentários: