quinta-feira, 9 de julho de 2020

Exportações de café de Timor Leste

 Exportações de café de Timor Leste, 2017-2019, em valor (USD), em peso (kgs) e em %.
Total e principais países compradores. Preço por kilo.




Note-se que a Indonésia era tradicionalmente compradora de grandes volumes de café mas a baixo preço por comprar café de menor qualidade que depois era usado para misturar com os seus próprios cafés. Os Estados Unidos são tradicionalmente um dos países que paga melhor porque adquire o café de melhor qualidade, nomeadamente através da conhecida CCT-Cooperativa de Café Timor, a principal agente no mercado mas que presta também alguma assistência técnica aos produtores.

A diferença entre o preço pago pela Indonésia e países como os EUA e o Canadá dá ideia do que os produtores poderão ganhar se cuidarem melhor da sua produção. Para isso há que melhorar a assistência técnica aos produtores quer através de serviços oficiais quer, preferencialmente (porque de melhor qualidade), por projetos como o da Quinta Portugal, da cooperação portuguesa (Instituto Camões), e outros similares quer por empresas que comercializam a produção dos agricultores.
Uma componente do esforço dessa melhoria tem de ser o rejuvenescimento das árvores existentes, a maioria delas ainda plantadas durante a administração portuguesa.
Isso pode ser feito, nomeadamente, por podas radicais e enxertia com plantas mais produtivas.

Sem comentários: