Mas esse cabaz tem várias componentes, da alimentação (arroz, vegetais, peixe, carne, etc) às despesas de habitação, às despesas com transporte, com educação, etc.
A determinação da taxa de inflação para cada um destes grupos é importante para achar os "culpados"...
O quadro abaixo dá-nos as taxas de inflação para alguns dos grupos/produtos que entram no cálculo da inflação. Recorde-se que o grupo dos bens alimentares é, de longe, o mais importante no "cabaz de compras", com um pouco mais de 60%.
PS - Só mais uma coisinha, só mais uma coisinha! Trata-se do peso dos diversos grupos de produtos no "cabaz de compras" que serve de base ao cálculo do IPC. Cada valor representa a percentagem dos respectivos grupos de bens no orçamento de uma família "média" timorense. Note-se o peso "esmagador" dos gastos com a alimentação, típico de famílias de baixo rendimento como são, em média, as famílias timorenses. Entre 2001 e 2012 este grupo baixou apenas cerca de 2 pontos percentuais no seu peso no "cabaz" (os valores, na realidade, NÃO são totalmente comparáveis porque agora se incluem as bebidas não alcoólicas).