I had a dream: ver as mikroletes de Dili (pelo menos...), pouco confortáveis para os seus passageiros, quantas vezes transportados como "sardinha em lata", substituídas por mini-buses ou, eventualmente (nas carreiras mais concorridas) por autocarros para transporte público urbano.
Difícil? Não me parece desde que haja a vontade política de dar melhores condições de transporte aos timorenses. Tudo terá de passar por tentar associar os actuais donos das mikroletes em 2 ou 3 empresas/cooperativas (porque não uma, anónima ou por quotas?) e dar a estas condições para, num período de 5-8 anos, substituírem o actual parque automóvel por outro de melhor qualidade.
Isso pode/deve passar por o Estado, em associação com a banca comercial, assegurar financiamento com taxas de juro bonificadas, bem abaixo das actuais taxas de juro dos empréstimos. O Estado pode ainda ajudar com o financiamento do processo de conversão dos actuais motoristas em motoristas profissionais de transportes públicos urbanos. Com carta de condução "como deve ser" e tudo...
Claro que se for necessário se pode dar um "empurrãozinho" no processo definindo que findo o período de transição não haverá licenças de transporte urbano para outros operadores que não os que cumprirem as normas estabelecidas...
Esquema semelhante pode/deve ser adoptado para o transporte de longo curso, por exemplo as linhas Dili-Baucau BM (porque não começar com esta, ligando as duas principais cidades do país?), Dili-Maliana BM, Dili-Lospalos BM, etc.
I had a dream... ;)
PS (25NOV13): será isto aceitável?
Sem comentários:
Enviar um comentário