sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Taxa global de execução do OGE13 com 79% do ano decorrido: 53,5%

De acordo com o "portal das Finanças" do Governo de Timor Leste consultado no dia 16 de Outubro passado, a taxa de excução global do OGE13 era então de 53,5% (cerca de 25 pontos percentuais menos que o período do ano decorrido até então, 79%).


Note-se que, como seria de esperar, a maior taxa de pagamentos efectuados (actual) é a dos salários, com 62%. Seguem-se, também como seria de esperar, as transferências, com 53%.
Das despesas de capital e desenvolvimento foram pagas efectivamente um pouco menos de 1/5 do total (18,7%). Se ao valor efectivamente pago juntarmos o das obrigações contraídas através de contratos assinados teremos uma percentagem de execução de 41%. Isto corresponde a um saldo disponível neste grupo de despesas de mais de 50% do que foi comprometido ou pago até agora. Com 79% do ano decorrido.

É sabido que, provavelmente como na maioria dos países, o último trimestre do ano é, em geral, mais "fértil" em despesas. Daí que seja possível que a taxa de execução no final do ano ronde, provavelmente, os 75%. Mas não vai ser fácil...

Se assim for --- mais uma vez... --- há que perguntarmo-nos sobre a forma como é definido o Orçamento de Estado em cada ano já que parece que se prevêm muito mais despesas do que as que têm sido executadas. Qual(-is) a(s) explicação(-ões) para isto?

PS - o Fundo de Infraestruturas, no valor de 604 milhões de USD dos 1647 previstos no OGE13 e que inclui o financiamento de uma parte do "capital de desenvolvimento" previsto, tinha uma taxa de execução de 32%. No final de 2012 a sua taxa de execução foi de 49% e o seu saldo foi usado para financiar uma parte (400 milhões) do OGE13. Parece que este ano se vai pelo mesmo caminho...

Sem comentários: