segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Veremos até onde chega a burrice humana...

(Pelo menos a de certos ministros...)

O Fundo Monetário internacional acaba de publicar as suas estimativas para a evolução da economia mundial (e de muitas economias em particular) para o próximo ano, 2013. Veja-se uma síntese no quadro abaixo:


Por ele se pode verificar que se espera agora que em 2013 a taxa de crescimento do produto mundial esteja 0,3 pontos percentuais abaixo do que se esperava há ainda poucos meses (Julho passado).
De notar que, como é usual, algumas economias vão ser mais afectadas do que outras. É o caso, por exemplo, da Espanha, com cuja economia a portuguesa está hoje tão interligada, "engripando-se" a nossa quando a espanhola começa no "funga-funga".
A própria Alemanha, o "motor" da Europa, vai sofrer uma "talhada" de 0,5 pontos percentuais no seu crescimento entre 2012 e 2013. Esta é também a média da "queda" da área Euro em que Portugal se insere.
E face a este panorama "desastroso" da economia internacional (europeia) o que fazem os nossos governantes máximos? Assobiam para o ar e teimosamente apostam em afundar o país até um nível nunca visto (e muito menos sonhado) em vez de aproveitarem o argumento da evolução da economia internacional para aliviarem um pouco o sacrifício a que está exposto todo um povo. De certeza certezinha que quando se fazem eleições é para dar aos governantes a possibilidade de fazerem todos os dislates que querem à revelia de todas as suas promessas eleitorais? Não me parece...

Ao princípio ainda pensei que o Ministro das Finanças e a sombra que paira atrás dele, qual "emplastro" do Porto --- refiro-me ao primeiro ministro, claro... --- eram "apenas" ignorantes, "voire même" burros. Mas agora começo a pensar seriamente se não estão a entrar por um caminho em que podem ser acusados de um monstruoso "crime de lesa Pátria". E por muitas gerações... E ninguém tuge nem muge?!... O que andam a fazer os outros órgãos de soberania?!... Simplesmente encolhendo os ombros e assobiando para o lado porque "eles" foram eleitos para governar? Há pois foram! Para governar e não para desgovernar de tal forma que estão a empurrar meio mundo para fora do país. Nunca vi! Nunca esperei ver... É incrível que se veja e que ninguém faça nada... A não ser comprar mais carros blindados, não vá o diabo tece-las...
É preciso gritar bem alto: o Rei vai nu!... É que pelos vistos não há pior "Salazar" que um que tenha sido eleito... soît disant democraticamente. Como dizia o meu pai (esta é a versão soft, não se assustem): "vão-se catar!..."

1 comentário:

ALENTEJANO E TROPICANO disse...

Nós, os que como eu vivemos fóra do País, temos algo no nosso interior que nos agita e parece querer impelir-nos a uma acção de Direito e Facto. Porém, no palco dos acontecimentos não há reflexo desse espelho...