sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A envolvente externa da inflação em Timor Leste

Numa "nota" como esta não é possível falarmos de TODOS os factores que influenciam a evolução da inflação em Timor Leste. Mas podemos falar de alguns, nomeadamente os factores externos.

Alguns observadores tendem a enfatizar a importância dos factores externos sobre a dos de natureza interna na justificação da inflação no país. Estamos em crer, no entanto, que PRESENTEMENTE os factores internos são mais importantes que os externos. O que se segue serve, quanto a nós, para uma demonstração, ainda que parcial, do que afirmamos.
Vejamos o que se passa com quatro dos factores externos que influenciam os preços em Timor Leste: a taxa de inflação na Indonésia e a taxa de câmbio da rupia face ao USD (não esquecer que o vizinho do lado é responsável pelo fornecimento de cerca de 1/3 das importações de TL), a evolução do preço do petróleo bruto e a evolução do preço do arroz no mercado internacional.

Quanto à taxa de inflação na Indonésia, ela situa-se actualmente (Julho/12), segundo o banco central do país, nos cerca de 4,56%. Em Timor Leste a taxa correspondente (a homóloga) situava-se em 11% (Junho/12 e não Julho). Em 2011 a taxa homóloga de Dezembro, na Indonésia, foi de 3,8% e em Timor Leste de... 17,4%.

Taxa de inflação na Indonésia

Quanto à taxa de câmbio da rupia indonésia face ao USD ela teve o seguinte comportamento nos últimos 24 meses:

Como se pode verificar, entre Julho de 2011 e Julho de 2012 a taxa de câmbio média passou de cerca de 8500 IDR por USD para cerca de 9500 IDR/USD. Isto é, cada dólar americano "paga" agora 9500 rupias quando há um ano apenas "pagava" "apenas" 8500. Isto é, a rupia desvalorizou-se significativamente nos últimos 12 meses ...

...e por isso o USD tem agora um poder aquisitivo bem maior do que tinha há um ano atrás (cerca de 12% superior). O resultado é que os produtos comprados na Indonésia são agora mais baratos.
Note-se que os importadores podem não ter "repassado" integralmente para os consumidores em Timor Leste esta evolução favorável mas se assim foi isso significa que os mecanismos de mercado em Timor Leste ainda "deixam muito a desejar"... Uma certa falta de concorrência, que se faz sentir também nos mercados de outros produtos em TL, pode ser parte da justificação para isto.

Relativamente à evolução do preço do petróleo bruto nos últimos doze meses, ela foi a representada no gráfico abaixo:



Como se pode verificar, o preço oscilou ao longo do ano mas o preço no final do período não era muito diferente do preço no início deste.
Note-se que o que interessaria mais analizar nem seria este preço mas sim o dos combustíveis no consumidor mas infelizmente não dispomos desta série estatística.
Tal como noutros mercados há a impressão de que estes preços estão proporcionalmente mais altos do que os do crude em momentos anteriores. O que pode significar, no caso de TL, que os preços de compra dos refinados no mercado internacional estão proporcionalmente mais altos do que no passado (o que é verdade) e que há algum poder de oligopólio por parte dos importadores timorenses que lhes permite, mais uma vez por falta de concorrência, praticar preços mais altos.

Finalmente, o preço do arroz no mercado internacional também conheceu uma evolução favorável pois, como consta de documento da FAO sobre a evolução dos preços deste cereal (Rice Market Monitor de Julho passado), o arroz do Vietname 25% viu o preço médio do período Jan-Jul/2012 baixar quase 12% relativamente ao equivalente no período homólogo do ano anterior (de 437 USD/ton para 387 USD/ton).

Cremos que os dados anteriores justificam que se afirme que os factores externos até foram, no seu conjunto, relativamente favoráveis a uma descida da inflação mais nítida do que a que se registou até agora em Timor Leste, confirmando, até prova em contrário, a hipótese de, na verdade, serem actualmente factores internos, mais que os externos, a condicionar a evolução da inflação no país. "Cherchez la femme!..." :-)

Sem comentários: