A Direcção Nacional de Estatística divulgou recentemente os dados sobre o Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Dili em Dezembro passado.
A taxa de inflação mensal em Dezembro --- normalmente a mais elevada do ano devido, entre outras razões, às "festas" do fim do ano e à crescente procura que então se verifica num contexto de maior dificuldade de produção agrícola devido à época das chuvas --- foi de 3,8%. No mês anterior tinha sido de 1,8% e em Dezembro de 2010 fora de 2,1%.
Em resultado da evolução dos preços ao longo do ano a taxa homóloga de inflação em Dezembro de 2011 foi de 17,4% com quase 20% (de facto 19,8%) para o grupo dos bens alimentares, que representam cerca de 2/3 do total dos produtos usados para cálculo da inflação.
Com base nos valores mensais do IPC é possível calcular a taxa média anual de inflação, a média dos índices mensais de 2011 comparados com a média semelhante de 2010. Esta taxa foi de 13,5%, praticamente o dobro da de 2010 e mais do dobro das previsões do Governo e do FMI, que eram de 6%.
Sem comentários:
Enviar um comentário