sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Taxa de inflação: 13,1% entre Agosto de 2010 e Agosto de 2011

A Direcção Nacional de Estatística divulgou ontem os dados sobre a evolução dos preços em Agosto de 2011. Os preços aumentaram 0,2% no mês de Agosto em Dili, sendo que os produtos alimentares aumentaram 0,3%, resultando numa taxa homóloga de inflação destes produtos de 14,2% (Ago10-Ago11).
Por sua vez, a taxa média anual de inflação referente a Agosto foi de 11,2%. Se tomarmos em consideração que o último trimestre tende a ver uma subida mais rápida dos preços que os demais trimestres, é provável que a taxa média anual de inflação para o conjunto do ano de 2011 se venha a situar no intervalo dos 10,5 - 11,5%. Veremos...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O ADB e a economia de Timor Leste

O Banco Asiático de Desenvolvimento publicou em Julho passado o seu Pacific Economic Outlook que inclui informações sobre a economia de Timor Leste. Aqui estão elas.



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cerimónia de transformação da ABP em BCTL

Conforme previsto na Lei Orgânica do Banco Central de Timor-Leste realizou-se no dia 13 de Setembro a transformação da antiga (de 2001) Autoridade Bancária e de Pagamentos em BCTL em Banco Central de Timor-Leste.
A cerimónia, presidida pelo Predidente da RDTL, teve lugar nas instalações do BCTL, na Avª Bispo Medeiros, em Dili.
Abaixo imagens de alguns momentos da cerimónia.

Chegada do PR, recebido pelo Conselho de Administração da  BP "cessante",
Drªs Nur Alkatiri e Maria José Sarmento e Dr. Abraão de Vasconselos, ex-Director Geral da ABP 


Na assistência: o primeiro Director Geral da ABP, Dr. Luís Quintaneiro

O último Director Geral da ABP fazendo o seu discurso,
emocionado, de balanço de dez anos de vida da sua "casa"

O correr do pano: o "tais" que durante 10 anos identificou a ABP é retirado e guardado

"O Rei morreu!.. Viva o Rei!..."
O "logo" do Banco Central de Timor-Leste: um búfalo/karau,
um verdadeiro "banco de quatro patas" de muitas famílias timorenses

O primeiro Governador do Banco Central de Timor-Leste,
Dr Abraão de Vasconselos, lê o juramento de tomada de posse perante o empossante, o
 Vice-Primeiro Ministro Dr José Luís Guterres em representação do 
Primeiro Ministro Xanana Gusmão, em visita oficial ao Vanuatu 


O Presidente da República mostra o cartaz anunciando a moeda comemorativa
(em prata ou ouro) da transformação da ABP em BCTL 

Placa comemorativa da transformação da ABP em BCTL
eternizando os nomes dos que mais contribuíram para que tal acontecesse 

O Presidente da República, Dr. Ramos Horta,
brinda ao sucesso da actividade do BCTL

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Um artigo sobre os determinantes da inflação em Timor Leste

Foram agora publicados os anais de uma conferência que decorreu na China em Julho deste ano. Um dos artigos, da autoria de Martinho Silvestre e de António Almeida Serra, debruça-se sobre a inflação em Timor Leste, procurando estabelecer um modelo, ainda que muito elementar, que permita antever as variações dos preços no país de acordo com as variações de outras variáveis, nomeadamente a oferta de moeda e os gastos públicos, determinantes fundamentais da anterior. Ver o link aqui:
http://www.springerlink.com/content/p065x341m1804338/





O Rei morreu! Viva o Rei!...

Em resultado da aprovação da Lei 5/2011 e consequente criação do Banco Central de Timor-Leste (BCTL), cessa hoje a sua actividade, enquanto tal, a Autoridade Bancária e de Pagamentos do país, nascida por força de regulamento da administração da ONU (UNTAET) em 30 de Novembro de 2001, vai para 10 anos.


Das diferenças entre a "Autoridade" e o "Banco Central" talvez distinga fundamentalmente duas: por um lado, o reconhecimento da autonomia do Banco Central, particularmente na condução da política monetária; por outro, a possibilidade que agora passa a existir de, se se entender como o mais conveniente para o país, ser emitida uma moeda nacional (o "belak"? Outro nome qualquer?).
Note-se, porém, que este privilégio pode não ser usado. É, aliás e segundo as palavras do Governo no documento provisório, para divulgação pública, do Plano Estrtatégico de Desenvolvimento o que deve acontecer "no futuro previsível" --- 7-8 anos?

Seja como for, às 00h de 13 de Setembro fica criada a última grande instituição prevista na Constituição da RDTL. É bem motivo para gritar "O Rei morreu! Viva o Rei", i.e., a "Autoridade" morreu, viva o BCTL! E que, como nas palavras de SEXA o Presidente da República a propósito da ABP, dele se possa dizer sempre que "confirmou a imagem de rigor e padrão profissional elevado" que daquela têm a quase totalidade dos observadores.

Que o futuro do BCTL seja tão risonho como as crianças da foto abaixo, são os meus votos para aquela que tem sido, nos últimos 9 anos (completam-se este mês), a minha segunda "casa" --- profissionalmente falando.

A todos os funcionários, particularmente à Administração da instituição e à Divisão de Economia, os meus votos de "Continuem! Felicidades!"


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ooops! Erro meu... Sorry!...

Numa "entrada" anterior dei conta da aprovação, pelo plenário do Parlamento Nacional, das alterações à Lei do Fundo Petrolífero. Só que...
Contrariamente ao que pensei, tratou-se da aprovação final, já depois de ter sido debatida na comissão especializada.
As propostas do Governo terão sido aprovadas sem qualquer alteração.
Fica de pé aquilo que acho ser ainda uma falha da Lei, como já era da anterior: a falta de um mecanismo "de emergência" para defender o capital do Fundo em caso de forte instabilidade do sistema financeiro internacional. Punhamos umas velinhas a Santo António de Manatuto para que tal nunca aconteça...