Dos relatórios trimestrais do Fundo Petrolífero publicados pelo Banco Central de Timor Leste (
www.bancocentral.tl ) retiraram-se os dados que permitiram construir os dois gráficos abaixo.
Esses dados permitem concluir que as entradas de dinheiro desde o início do Fundo totalizaram cerca de 21,8 mil milhões de USD dos quais foram transferidos para financiamento dos vários Orçamentos de Estado anuais cerca de 7,3 mil milhões.
Destes, por sua vez, cerca de 2,2 mil milhões foram de excedente para além do rendimento sustentável estimado (para facilitar estimou-se que este terá sido constante e, em média, de 650 milhões de USD/ano).
O capital atual do Fundo rondará os cerca de 16.500 milhões de USD mas a queda das cotações internacionais do petróleo e da própria produção faz antever que o período de aumento do capital se aproxima do seu fim. O ritmo da sua (prevista) descida dependerá de vários fatores, desde a evolução das cotações dos títulos que constituem o capital do FP (títulos do Tesouro de vários países e ações de grandes empresas internacionais), a evolução da produçao e do preço do petróleo no mercado internacional e, por fim mas não por último, dos levantamentos do FP que as autoridades timorenses resolverem efetuar --- o que depende de opções fundamentais sobre o nível (principalmente) e a estrutura dos Gstos Públicos.