Ora suponhamos...
... que um banco comercial em Timor Leste resolve criar uma conta de poupança com esta finalidade e que a remunera com uma taxa de juro bem mais generosa do que o habitual (cerca de 1%...) --- apesar de não ser uma taxa muito alta e, principalmente, de continuar a ser uma taxa de juro real negativa devido ao alto valor da taxa de inflação (provavelmente 12% em 2012).
A contrapartida da taxa mais alta pode ser o compromisso de que ela só será paga se o depositante se comprometer a "alimentar" o depósito regularmente e a levantar o dinheiro apenas para pagamento de custos de educação e não antes de decorrido um período mínimo --- por exemplo 2 ou 3 anos...
Suponhamos que abrimos a conta com 200 dólares e que se assume o compromisso de depositar 10 dólares todos os meses.
Ao fim de cinco anos investiram-se/depositaram-se 800 USD e recebeu-se um juro de 78,79 USD. O total a receber será então de 878,79 USD a serem usados, por exemplo, no pagamento de estudos universitários.
Outro exemplo: um depósito inicial do mesmo montante e um depósito semestral de 100 USD. O depósito seria apenas por 3 anos.
O total a receber no final dos 3 anos seria de 841,64 USD. Se o depósito fosse a 5 anos o saldo final a receber seria de um pouco mais de 1.300 USD.