sábado, 2 de junho de 2012

PIB de Timor Leste: com e sem petróleo

É sabido que Timor Leste depende muito, particularmente para financiar os Gastos do Estado, das receitas da exploração de gás e petróleo no Mar de Timor, que o separa da Austrália.
No gráfico abaixo podem ver-se representados os valores do Produto Interno Bruto do país se incluirmos ou não a produção petrolífera e que afecta pricipalmente as exportações do país.
.
A coluna a amarelo representa o PIB com petróleo (e gás) e a coluna azul claro o PIB sem se contabilizar a riqueza petrolífera. Para o ano de 2010, por exemplo, os valores são, respectivamente, de 4131 milhões de USD e 875 milhões, com aquele valor a representar quase o quíntuplo deste (na realidade 4,7 vezes).

De notar ainda, no gráfico, que desde 2007 o valor dos gastos do Estado/Governo ultrapassam o valor do PIB. Estranho mas resultante da forma como é calculado este agregado, em que as importações entram "a descontar", com sinal negativo.
Estas incluem, segundo as contas nacionais, quer as importações de bens quer as de serviços, sendo as destes mais elevadas que as de bens por neles terem sido incluídos os gastos com a construção da central eléctrica de Hera (um "serviço" prestado pela empresa construtora ao Estado timorense).

Sem comentários: